Testemunhos



Mamãs & Companhia agradece a preferência por fazerem connosco o vosso curso de preparação para a Maternidade e Paternidade
        No sentido de continuar a corresponder ás vossas expectativas (e melhorar o nosso curso!) vimos pedir a vossa colaboração 
         Digam-nos  o que acharam sobre:
®    Informação transmitida  (foi clara?, objectiva?, útil?, suficiente?...) Para além dos temas abordados, gostámos muito da forma como a Isabel comunica com os futuros papás, transmitindo-lhes confiança e tranquilidade. Nos momentos mais difíceis procuro lembrar-me da boa disposição da Isabel, o que me ajuda a ficar mais calma e enfrentar os problemas com um sorriso na cara! É impressionante a diversidade de informação que existe sobre todos os assuntos relacionados com a maternidade, e a forma clara e objectiva como foi dado o curso, preparou-nos para ter alguma capacidade crítica quando recebemos informação, por vezes contraditória…
®    Temas abordados  -  algum a acrescentar? A nossa maior dificuldade está a ser lidar com as cólicas (sintomas, como evitar, como tratar). Pensamos que pode ser um tema ao qual deve ser dedicado mais tempo para os futuros papás se sentirem mais tranquilos a lidar com o sofrimento do bebé.
®    Quais os vossos objectivos ao fazerem a inscrição neste curso? Estarmos preparados para receber e tratar da melhor forma da nossa filha, uma vez que não tínhamos experiência em cuidar de bebés. A gravidez em si e a preparação para o momento do parto não era algo em que pensava e que achava necessitar de mais informação para além das consultas de obstetrícia, mas o curso acabou por ser muito útil porque já estávamos familiarizados com os temas quando tivemos de lidar com eles.
®    Sugestões Continuem a fazer um excelente trabalho! Parabéns! 
®    Críticas
Patrícia & Nuno

...................................................................................................................................................

®    Informação transmitida  (foi clara?, objectiva?, útil?, suficiente?...)
A informação transmitida foi optima e ajudou imenso, principalmente na hora do parto, achei bastante útil a visita à maternidade, pois caso contrário penso que teria sido tudo muito mais confuso, assim pude disfrutar de um parto tranquilo por saber àposteriori tudo o que ia acontecer.
®    Temas abordados  -  algum a acrescentar?
Aos temas abordados apenas penso que se poderia aprofundar um pouco mais sobre os primeiros meses do bébé, contudo os temas dados são realmente os mais importantes.
®    Quais os vossos objectivos ao fazerem a inscrição neste curso?
Os nossos objectivos foram aprender o máximo possivel para tentar estarmos mais seguros para receber a nossa boneca.
®    Sugestões
Acrescentar à lista de maternidade o toalhão para o bebé, pois eu com tanta coisa e tanta ansiedade, apesar de ter preparado a mala com tanta antecedência, não coloquei e depois na hora do banho não tinha, mas como portuguesa desenrrascada utilizei um dos meus e não houve qualquer problema :-)
®    Críticas
 Não tenho qualquer critica o curso é realmente muito útil, deixa-nos muito mais seguros mais capazes, e a simpatia e descontração é sem dúvida espectacular, desejo muitas felecidades e continuem a fazer este optimo trabalho.

Envio em anexo a fotografia da minha boneca Leonor, e mais uma vez obrigado por tudo um grande beijinho à Isabel e à Anabela.
Os pais babados Tânia e Élio
................................................................................................................................................................
Achámos que a informação transmitida foi bastante útil, clara e objectiva. Quanto a ser suficiente é sempre relativo porque sobretudo depois dos bebés nascerem, as dúvidas são tantas, mas sem dúvida que a informação foi bastante diversificada e abrangente.
Os temas abordados foram bastante diversificados e até agora não me ocorreu ainda nenhum tema que achasse importante e que não tivesse sido abordado. Talvez fosse pertinente esclarecer os futuros pais de que algumas coisas são naturais nos bebés, durante os primeiros meses para que não fiquemos tão ansiosos, como as cólicas (explicar que são naturais e que não têm necessariamente que ver com a alimentação da mãe – no caso da amamentação -, as noites inteiras (ou quase) a chorar porque estão com os sonos trocados, etc.
Quando fiz a inscrição achava que não tinha necessidade de fazer o curso, e fi-lo mais por insistência de algumas amigas, no entanto, mal comecei, cheguei à conclusão de que foi muito importante tê-lo feito, porque a partir desse momento passei a ter uma gravidez muito mais tranquila, uma vez que íamos sempre abordando temas que iam acontecendo com o passar dos meses e isso permitiu-me entender o que era e não era normal acontecer (sem estar ansiosa). Agora que a Leonor já nasceu também há muitas informações abordadas no curso que me têm sido úteis.
Filipa e Tiago

................................................................................................................... 
Gostei muito do curso, a informação foi clara e muito útil.
Quando me inscrevi no curso, esperava conhecer melhor as etapas do parto para estar preparada e assim conseguir controlar a possível ansiedade e nervosismo e foi mesmo isso que consegui.
Quando chegou a altura estava calma, sabia o que estava a acontecer e o que tinha que fazer.
Graças ao curso consegui passar umas horas muito boas com um resultado final fantástico :)
No meu caso particular senti alguma dificuldade na parte da amamentação, mas também não acho que poderia ter sido melhor abordado no curso. O que poderia ajudar era ter uma aula prática já com o bebé, mas isso teria que ser pós curso.
Em geral gostei imenso e só tenho a agradecer à Mamãs & Companhia.
Obrigada,
Carla Amorim


  .................................................................................................................................................

Olá Mamãs e Companhia, sou o Tomás e nasci no passado dia 22 de Maio com 3.4Kg e 49cm, e sou Lisboeta de gema.
Por enquanto sou um anjinho, na generalidade dou boas noites aos meus papás e sou sossegadinho.

Os meus papás continuam extasiados com a sua obra de arte (Eu, eh eh eh), eles que esperem só até eu começar a berrar.

Gostaria de agradecer à Isabel por ter ensinado tão bem aos meus papás o que se iria passar na altura do meu nascimento.
Apesar de eu ter sido o chamado "Bébé a jacto" de tão rápido que nasci, os meus papás aplicaram muito bem os conhecimentos aprendidos,
até eu estava orgulhoso dos meus papás apesar de ainda não ter nascido.

Gostaria também de agradecer á Anabela por me ter feito uma almofada de amamentação tão linda.

Um dia destes peço boleia á minha mamã e vou aí apresentar-me pessoalmente



Tomás e Papás babados

................................................................................................................
Querida Isabel,
Muito obrigada pelas suas aulas de preparação para o parto que me deram sempre imensa tranquilidade, bem estar e confiança!
Foi sempre com enorme prazer que as frequentei, pois a Isabel consegue transmitir, com simpatia, naturalidade e seriedade, as várias etapas percorridas no fim da gravidez, durante o parto e após o parto,  com resoluções práticas e simples que nos ajudam a receber o nosso bebé e depois no dia a dia a tratar do mesmo.
Pelo facto de já ter experiência enquanto mãe e de ter assistido a vários cursos de preparação queria referir que é muito importante frequentá-los porque, quando esperamos e aguardamos a vinda de um novo SER,  ao assimilarmos toda esta informação de forma gradual e da maneira como a comunica,  preparamo-nos qualitativamente para um momento único e irrepetível que é o PARTO e ao encaramos de forma positiva e alegre esse momento especial, o nosso acolhimento com sucesso ao bebé se reflectirá no primeiro tempo de vida daquele,  provocando em nós uma enorme felicidade!
Obrigada ainda pelo pós-parto que nos faz sentir, depois de termos sido mães, novamente mulheres…
Um grande beijinho
Teresa
.........................................................................................................................................................

Quando sugeri ao meu marido a participação num curso de preparação para o parto, maternidade e paternidade, confesso que a reação foi tudo menos entusiástica… “lá estás tu com as tuas modernices…”  
Com muito entusiasmo da minha parte e algum ceticismo da parte dele, lá iniciámos as aulas e desde o 1º segundo ficámos plenamente conquistados! A Isabel é uma excelente profissional a que se soma o dom de ser uma excelente comunicadora!

Ajudou-nos a compreender e a arranjar bagagem para enfrentar, sem medos e de cabeça limpa, aquele que é um dos momentos mais especiais na nossa vida: o nascimento de um filho!
A Isabel colocou-nos todas as cartas na mesa, sem dramatismo, mas de forma clara e lúcida.

Foram muito importantes as estratégias, os truques de respiração… Ao ponto de nos momentos de espera na urgência da MAC,, para as últimas consultas de acompanhamento, o meu entusiasmado marido já identificava quais das senhoras respirava bem ou mal…. (isto para quem, no início do curso, era uma modernice!...)
Foram também muito úteis e deveras importantes os conselhos sobre os cuidados a dispensar a um bebé e especialmente a amamentação! E para nós, pais verdinhos que lidam e cuidam de um bebé pela 1ª vez, tais informações foram e continuam preciosas…

Outra lição que a Isabel nos transmite é tentar apelar sempre ao nosso bom-senso… Não entrar em pânico… Mesmo sendo pais verdinhos, usando o bom-senso, “a coisa” vai lá!!
Por tudo estamos eternamente gratos!
O parto, o nascimento e estes 2 meses com a Mariana foram uma felicidade e uma alegria sem limites!

A toda a equipa das “Mamãs” um enorme abraço e o desejo de o maior dos sucessos na continuação deste projeto tão feliz!

A todos os novos papás prestes a começar esta viagem: disfrutem e aprendam ao Máximo! Vale a pena! As maiores felicidades!

Susana, Hélio e Mariana
P.S. Todas as 5ªs f à tardinha encontro um marido nostálgico… “eram tão giras as aulas de preparação para o parto!!”